Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Ipês, ainda e sempre...

Bem, isto mesmo! É com muita alegria e orgulho - trata-se de outra espécie da flora brasileira... - que retornamos aos ipês! Em publicações anteriores, passeamos pela escala cromática que eles festivamente promovem na cena carioca, e agora, chamamos a atenção para a impactante floração do ipê-branco. Como ocorre com várias florações intensas, esta também apresenta um caráter transitório. Recomenda-se, portanto, não adiar a apreciação de um exemplar em flor, deixando para o dia ou semana seguinte, pois ele poderá não estar mais em seu auge.

Esta espécie - Tabebuia roseoalba - vem fechar, e com chave de ouro, a “temporada de ipês”, que começou no inverno, alternando na paisagem, durante este período, cores variadas como rosa, roxo e amarelo.  Com porte médio a grande (chega a em torno de 10 metros de altura), mas esguio, esta árvore tem flores brancas, com leves tons amarelados em seu interior, como mostra o detalhe da foto, ocorrendo naturalmente nas matas de São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul. O ipê-branco em destaque, fotografado na Ilha do Fundão, é um exemplar jovem, e deverá ainda crescer para atingir sua estrutura e porte característicos, mas já apresenta uma bela floração.  



Um comentário:

  1. É uma das árvores que mais admiro. Aconteceu comigo o que vc alertou no post. Pela primeira vez vi um ipê branco florido aqui no Rio. Na rua Ibituruna. Foi num sábado. Pensei vou fotografá-lo na segunda feira e peguei minha máquina e fui lá. Que decepção, sobraram umas poucas florzinhas daquela exuberância toda do sábado. Ano que vem ele não me engana. :)

    ResponderExcluir