Participação na pesquisa

Convidamos a todos os interessados sobre o tema a participarem no blog enviando comentários sobre suas observações diárias ou eventuais, suas experiências com as árvores da cidade, deixando seu depoimento sobre preferências de espécies, fatos e momentos da vida ligados a esses elementos urbanos.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Cássia-rosa, de novo!

Caros seguidores de nosso blog, não foi possível evitar! Sabemos o que pode significar fazermos o terceiro post de uma mesma espécie em nosso blog, desde sua criação. Assumimos que, desta forma, estaremos amplamente suscetíveis a amáveis críticas de estarmos sendo parciais em nossa observação das árvores pela cidade do Rio de Janeiro. E... bem, não poderemos negar!

Mas, em nossa defesa virão, certamente, não apenas aqueles que compartilham de nossa paixão assumida, mas também, aqueles que se deram repentinamente conta da imponente e ao mesmo tempo, delicada árvore que habita seu espaço cotidiano, ou ainda, aqueles que se surpreenderam com a bela árvore, numa nova experiência arborescente. Preferimos correr o risco de nos tornarmos repetitivos, mas esperamos estar contribuindo ainda, para a descoberta de alguns. Como no ano passado, a floração das cássias-rosa este ano parece estar especialmente luminosa. Assim, fica difícil não termos nossos olhares atraídos pelos tons chamativos de um rosa suave, que, nesta estranha contradição, compõem uma forma majestosa de copa.


O destaque que trazemos para este post não é de um exemplar único, como nos anteriores. É de um harmonioso conjunto que viceja na rua Miguel Pereira, no Humaitá. Ao longo da via, por entre algumas outras espécies arbóreas, as cássias-rosa predominam na paisagem. Suas pequeninas flores respingam graciosidade pelo chão, aquarelando o concreto. A espécie – Cassia grandis – ocorre naturalmente nas florestas, da Região Amazônica ao Pantanal Matogrossense. Durante a floração, que acontece entre os meses de setembro e novembro, a árvore perde parcialmente suas folhas, o que reforça o impacto da coloração rosa de sua copa nesta época.





Um comentário:

  1. Lindas. Acho que as árvores que estão florindo na rua Mariz e Barros esquina com Ibitura são cassias rosa então. Já perguntei a algumas pessoas e ninguém sabe o nome mas, por essa foto, tenho quase certeza de que é ela.

    ResponderExcluir